Entenda porque a energia solar pode ser uma grande aliada para frear o aquecimento global

Ano após ano, é possível acompanhar o agravamento do aquecimento global como reflexo dos impactos ambientais causados pela atividade humana.

Dados do relatório especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado pela ONU em 2018, já previam que, sem os cuidados necessários, em aproximadamente trinta anos é possível que se dobre o grau do aquecimento atual.

Esse número já aumentou em torno de 0,5°C nos últimos 100 anos, e pode chegar a 2ºC antes da metade do século, atingindo o mínimo seguro para se viver no planeta Terra.

Entre as propostas apresentadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para frear esse cenário até 2030, estão: o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, o consumo e produção responsáveis e a implantação da energia solar de forma limpa e mais acessível, uma vez que esse modelo energético é também renovável e inesgotável, sem gerar impactos ambientais.

A boa notícia é que, devido ao seu crescimento expressivo, a energia solar poderá chegar no ano de 2050 com 75% de participação no mix global de eletricidade.

Esse dado foi divulgado pelo estudo “Eletricidade renovável de baixo custo como o principal impulsionador da transição energética global em direção à sustentabilidade”, realizado pela Universidade de Tecnologia Lappeenranta, na Finlândia, trazendo a energia fotovoltaica como grande aliada na redução do avanço do aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.